10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental
10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental
Nunca antes houve uma preocupação tão grande com o meio ambiente como nos dias atuais. No campo do direito, não só a legislação impõe uma série de obrigações às empresas, mas a própria sociedade cobra uma postura ambientalmente adequada dos organismos empresariais. A questão, então, passa a ser estratégica, sobretudo para conquista de novos mercados.
Leia também
+ Como reduzir o risco em operações com consumidores
+ Recuperação de ativos: quem dorme o direito não socorre
+ Aluguel em atraso: o que muda com a pandemia
A sustentabilidade é uma discussão que veio para ficar
Todos sabemos que a discussão sobre sustentabilidade é atual e veio para ficar. Ainda que sejam grandes os encargos, para empresas, é uma ótima oportunidade de crescimento incorporar valores de respeito ao meio ambiente. O investimento, sabe-se, nem sempre é pequeno, posto que não basta apenas ter uma “marca verde”, mas, sobretudo é necessário disseminar toda uma cultura no ambiente corporativo – o que demanda tempo, engajamento e dinheiro.
10 passos para a excelência ambiental
Em tempos de sustentabilidade de negócios, a título de contribuição, quero hoje compartilhar com vocês “10 passos para uma empresa alcançar a excelência ambiental”, conteúdo extraído do livro The Green Capitalists, de autoria de John Elkington e Tom Burke; dicas importantes não só para que o seu negócio contribua para o meio ambiente ecologicamente equilibrado, mas também para que você saiba o que é essencial em um planejamento estratégico. Vamos aos 10 passos:
– desenvolva e publique uma política ambiental;
– estabeleça metas e continue a avaliar ganhos;
– defina claramente as responsabilidades ambientais de cada uma das áreas e do pessoal administrativo (linha ou assessoria).
– divulgue interna e externamente a política, os objetivos e metas e as responsabilidades;
– obtenha recursos adequados;
– eduque e treine seu pessoal e informe os consumidores e as comunidades;
– acompanhe a situação ambiental da empresa e faça auditorias e relatórios;
– acompanhe a evolução da discussão sobre a questão ambiental;
– contribua para os programas ambientais da comunidade e invista em pesquisa e desenvolvimento aplicada à área ambiental;
– ajude a conciliar os diferentes interesses existentes entre todos os envolvidos: empresa, consumidores, comunidade, acionistas etc.
Programa de sustentabilidade
Grandes empresas possuem um programa de sustentabilidade focado em criar uma cadeia de produção que impacte minimamente o meio ambiente. Veja, então, que gerar bem-estar a consumidores e colaboradores, no segmento em que você atua, além de evitar prejuízos econômicos, traz a certeza de que o seu empreendimento está alinhado com o futuro e, se falo em futuro, alcançar a excelência ambiental deixa de ser uma questão meramente filantrópica, para ser, de fato: es-tra-té-gi-ca!