Empresário poderá realizar abertura de filiais em diferentes estados, diretamente na junta comercial da matriz, pagando taxa única
Empresário poderá realizar abertura de filiais em diferentes estados, diretamente na junta comercial da matriz, pagando taxa única
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), gerida pela Receita Federal, implantou funcionalidade que passou a permitir a abertura, alteração ou baixa de filiais a partir da junta comercial da matriz.
 + Recuperação de ativos: quem dorme o direito não socorre 
Até pouco tempo, a abertura de filiais em outros estados era um  processo demorado em que o empresário precisava, inicialmente, ir à  Junta Comercial da matriz e fazer uma alteração contratual. Em seguida,  após o pedido ser aprovado, este mesmo empresário deveria ir à Junta  Comercial da cidade da filial para fazer o registro. 
 + Um código de ética e de padrão de qualidade para a empresa 
A partir de agora, além de evitar deslocamentos para o empresário,  uma única taxa é cobrada, na circunscrição da matriz. A novidade está  alinhada à diretriz governamental de reduzir a burocracia e facilitar a  vida do empreendedor. 
 + Como e porque fazer uma notificação extrajudicial 
A Redesim possui mais de 83% de integração no país e permite a  abertura de negócios em menos de 3 dias (média) e de alguns minutos, em  muitos casos. 
Na Receita Federal, a Redesim é um projeto estratégico liderado pela  Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros (Cocad) da Subsecretaria de  Arrecadação Cadastros e Atendimento (Suara) em curso desde 2007.         
Fonte: Matéria veiculada por Associação dos Advogados de São Paulo
