Plano de saúde deve custear implante oftalmológico

Plano de saúde deve custear implante oftalmológico

Paciente obteve decisão favorável na Justiça que condenou o plano de saúde a custear implante oftalmológico indicado por médico especialista.

A decisão foi proferida pelo juízo da 1ª Vara da comarca de Guaramirim, no norte do Estado.

De acordo com a inicial do processo, a autora possui um contrato com a ré desde 2020.

No entanto, após ser diagnosticada com miopia, astigmatismo e alterações na córnea, o médico especialista prescreveu o implante de lente fácea como única opção de tratamento.

O plano de saúde negou a solicitação da paciente, alegando que o procedimento em questão não está entre as hipóteses de urgência/emergência que permitem o fornecimento de tratamentos não contratados, além de não estar previsto no rol da Agência Nacional de Saúde.

Na sentença, o magistrado considerou que a autora apresentou um laudo médico com o diagnóstico e o tratamento recomendado, que era o implante oftalmológico.

Segundo o juiz, a negativa do plano de saúde só seria válida se a doença que motivou o tratamento estivesse expressamente excluída no contrato.

Como isso não ocorreu, a negativa foi considerada arbitrária.

Assim, o plano de saúde foi condenado a custear o procedimento nos moldes recomendados pelo médico, dentro de um prazo de 15 dias a partir do trânsito em julgado da decisão.

Em caso de descumprimento, a ré será penalizada com multa diária no valor de R$ 500,00.

Fonte: TJSC

Período de carência previsto em contrato de plano de saúde não se aplica a internações clínicas de urgência e emergência

Conforme os autos, o autor começou a sentir dores abdominais 5 meses após contratar o plano da empresa, procurando atendimento médico que prescreveu a realização de exames, porém, antes de conseguir realizá-los, foi acometido por dor súbita e aguda. Foi aí que equipe médica diagnosticou que o autor sofria de colecistite aguda, sendo necessária uma cirurgia de urgência. Leia mais…

Pode reajustar plano de saúde conforme a idade

É válida a cláusula contratual de plano de saúde que prevê o aumento da mensalidade conforme a mudança de faixa etária do usuário, desde que seja observadas algumas condições. Leia mais…

Leia também

+ Período de carência previsto em contrato de plano de saúde não se aplica a internações clínicas de urgência e emergência

+ Plano de saúde deve custear medicamento off-Label

+ Bloqueio de aposentadoria: o que fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima