Perda da visão por atraso em cirurgia

Perda da visão por atraso em cirurgia

Por Emerson Souza Gomes

Perda da visão por atraso em cirurgia

Município deverá indenizar trabalhador da construção civil por danos morais, e pagar pensão vitalícia pela perda da visão do olho direito, tendo em vista demora na realização de cirurgia de urgência.

A decisão é do juízo da 1a. Vara da Fazenda Pública da comarca de Joinville.

Conforme os autos, o trabalhador levou uma bolada no rosto e procurou por atendimento médico, onde diagnosticou-se deslocamento de retina.

Na ocasião, houve encaminhamento imediato do trabalhador para exames e procedimentos fora da cidade.

Mais tarde, no entanto, ao buscar informações no Pronto Atendimento Municipal, o autor constatou inexistir qualquer solicitação de envio, sendo que, após muito insistir, houve a localização de seu prontuário em pasta trocada.

Diante da demora, o autor perdeu a visão direita, ficando impossibilitado de continuar a exercer sua profissão de pedreiro.

O Município alegou que não houve qualquer omissão no atendimento, levantando a hipóteses de que, mesmo se houvesse o atendimento cirúrgico em menor tempo, não haveria recuperação da visão.

Laudo pericial, porém, comprovou que a lesão na vista foi decorrente da demora na intervenção.

A sentença destacou a necessidade da reparação dos danos morais, dado que, afora as circunstâncias do caso, a perda da visão de um dos olhos traz consequências que vão muito além de um incômodo cotidiano.

O Município de Joinville terá de pagar R$30 mil de indenização por danos morais e pensão mensal vitalícia no equivalente a 84,81% do salário-mínimo vigente ao tempo em que vencida cada parcela.  

Fonte: TJSC

Indenização de cegueira por atendimento do SUS

Caso semelhante aconteceu também em Joinville, onde mulher, ao buscar ajuda em postos de saúde e junto à Secretaria Municipal de Saúde, foi encaminhada para realização de cirurgia em Florianópolis, sendo, no entanto, informada de que deveria aguardar em fila de espera.

Em razão da demora na realização da cirurgia, a autora teve perda irreversível da visão em um dos olhos, não sendo possível a solução do problema nem mesmo com cirurgia corretiva. Saiba mais acessando o post.

Leia também

+ Dano moral em acidente de trânsito

+ Motociclista menor tem direito à indenização mesmo sem habilitação para dirigir

+ Usucapião: requisitos e documentos necessários

Crédito da imagem principal Imagem de jannoon028 no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima