Indenização a passageiro de ônibus

TJSC manteve indenização a passageiro de ônibus por perda de bagagem.

Indenização a passageiro de ônibus por perda de bagagem

O autor narrou que ao desembarcar na rodoviária de Videira, constatou que sua bagagem fora entregue a outro passageiro por engano, não conseguindo reave-la, ficando apenas com as roupas do corpo, passando extremo desconforto em razão do frio intenso, além de ter também perdido seu notebook.

Em razão do prejuízo, o passageiro ingressou com ação para receber indenização por danos materiais e morais pela perda da bagagem.

Em sua defesa, a empresa de transporte alegou que não havia provas de que o passageiro tinha um notebook dentre os seus pertences, e que não poderia se responsabilizar pela “situação precária” do passageiro na cidade de a Videira.

Em primeira instância a ação foi procedente para condenar a empresa de transporte a pagar R$ 5 mil por danos morais e R$ 3,8 mil por danos materiais.

Houve recurso, porém, o Tribunal de Justiça manteve a decisão:

A lamentável situação experimentada pelo demandante ultrapassou qualquer limite tolerável, pois, a despeito da cláusula de incolumidade, foi entregue a Videira (na madrugada, em um dia frio e chuvoso) sem quaisquer de seus pertences, não havendo sequer indicativo de que, naquele momento de desamparo, a empresa ré tenha ofertado algum alento para minimizar seus prejuízos – e, aqui, não se está a falar em indenização material pela perda da bagagem, mas efetivamente em amparo ao cidadão…

Acórdão TJSCApelação n. 5003662-97.2020.8.24.0079/SC

Fonte: TJSC

Extravio de bagagem gera dano moral e material

No ano de 2020, um casal embarcou em Florianópolis com destino a Paris fazendo escala em São Paulo, sendo que, ao chegar ao destino, descobriu que as malas haviam ficado no Brasil.

A autora estava grávida de 24 semanas e fazia uso de medicamentos. O autor, igualmente, utilizava medicação contínua e seus remédios estavam nas malas extraviadas.

Saiba mais acessando o link.

Extravio de bagagem

Pode ser um mês, uma semana, o feriado, por mais que se planeje uma viagem – de férias ou a negócios – ninguém está escape a imprevistos.

Ter extraviada a bagagem, no entanto, não pode ser encarado como um incomodativo normal do cotidiano.

Ser privado de seus bens proporciona angústia e interfere na paz pessoal sobretudo se o infortúnio acontece na partida.

Saiba mais acessando o link.

Passagem gratuita para jovens de baixa renda

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), é valida a norma do Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013) que garante a jovens de baixa renda duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em ônibus interestaduais.

Saiba mais acessando o link.

Leia também

+ Quem mora de favor pode pedir usucapião?

+ Invadiram o meu terreno: o que fazer?

+ É possível a usucapião de automóvel ou de qualquer outro bem móvel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima