Garantido direito de paciente autista a atendimento em sua cidade

Garantido direito de paciente autista a atendimento em sua cidade. Criança com diagnóstico de espectro autista teve garantido o direito de realizar tratamentos para melhor desenvolvimento motor, cognitivo e de comunicação na cidade onde reside, de forma contínua, por tempo indeterminado e sem limitações.

Garantido direito de paciente autista a atendimento em sua cidade

Após o plano de saúde negar agendamentos com profissionais de equipe multidisciplinar da cidade de Joinville, a autora ingressou com ação, sendo que, em sua defesa, o plano de saúde alegou que os tratamentos são autorizados conforme contrato e determinações da Agência Nacional de Saúde, que permite a realização do procedimento em cidade limítrofe, no caso, em São Francisco do Sul (SC).

Apreciando o caso, o juízo da 1a. Vara Cível da Comarca de Joinville deferiu liminar garantindo o direito de atendimento da autora em Joinville, por profissional especializado, ainda que não credenciado. Como condição, a liminar exigiu que os profissionais possuam as habilitações médicas necessárias para realização dos procedimentos:

O remanejamento para o atendimento em município limítrofe só deverá acontecer no caso de ausência de profissional habilitado no mesmo município, o que evidentemente não acontece no caso concreto (…)

Decisão liminar

Em caso de descumprimento, a ré terá que a pagar multa diária de R$ 200, limitada a R$ 50 mil.

Fonte: TJSC

Leia também

+ Plano de saúde deve cobrir despesas do método ABA para autistas

+ Plano de saúde: tempo de internação e prazo de carência

+ Menor de idade pode ser sócio de empresa e a emancipação autoriza que seja administrador

Crédito da imagem em destaque Imagem de asier_relampagoestudio no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima