Bolsonaro vem aí…

Bolsonaro vem aí…

Por Emerson Souza Gomes

O mundo do já-era

Getúlio, Ernesto, Dilma, talvez tenham sido estes os que estiveram por aqui – permissa a gafe. – Era Vargas, era PT, governo militar… Foram eras que já foram e que por isso já-eram… Mundo do já-era.

Meio ambiente

O interessante dessas “eras” nem são assim os seus personagens – curiosos, diga-se de passagem – mas as condições que fizeram com que ascendessem ao palco. As razões de um Getúlio, de uma Dilma, do ocaso da democracia…

STF e interpretação de textos

Diploma, renda, conseguir redigir 20 linhas, não são indícios de cidadania. Pelo contrário, o problema do Brasil é a interpretação de textos. E nisto até o Supremo dá a sua colaboração, buscando interpretar aquilo que requer apenas leitura. Mas merece desconto, na pindorama, ler é um grande desafio. É que ler é um processo, tal como a democracia. Quando mais se lê, mais se aprende a ler.

As razões de um Bolsonaro

Aposto um pé de meia que a corrupção contribuiu, sim, mas não foi o fator decisivo para a posse do Presidente. – Corrupção, na política, há desde sempre. – Não se pode julgar, também, que foi questão de economia. Já vivenciamos inflação acima de 80 % Km’s por hora a.m.

Um média, por favor

A gente quer, por favor, é ser médio, com algum sonho de extravagância; aturamos qualquer patuscada de governo, menos a da (in)segurança… pública.

Percor

Afora aqueles que são adestrados na Grande Arte – grande Rubem Fonseca – a arma branca é passional por natureza. Como diria um colega criminalista, não existe vítima que tropece apenas uma vez sobre uma faca. O assassínio por faca requer paixão.

Polarização

A polarização é passional; é um cego com malabares à beira do abismo do ódio. Facas e mais facas, diga lá Bolsonaro. As pessoas são hostis como facas e estão por aí polarizadas.

Self

E este é Jair Messias Bolsonaro. O presidente da república signo, queiram ou não, daquilo que se propõe ser uma era; uma era ambígua, onde pessoas carregam no punho da língua uma odiosa faca e ou na língua do punho uma amorosa self, mas o país clama que seja Auspiciosa, Digna e (para alguns, não-tão) Democrática.

Bolsonaro vem aí…

Oportunidade única pra “vaiá!” ou lará-lará-laiá…

Abraços,
A gente se lê por aqui.

Artigo originalmente publicado no jornal Folha Babitonga

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima