Município a pagar dano moral por cobrança de IPTU

Município a pagar dano moral por cobrança de IPTU

Cobrança indevida de IPTU

O autor ingressou com ação contra o Município de Joinville, alegando cobrança indevida de imposto.

Segundo ele, o débito tributário se referia a outra pessoa com um nome muito semelhante ao dele, mas que não tinha relação com o imóvel em questão.

Condenação em danos morais

Após analisar o caso, o juiz responsável pela decisão considerou procedentes os pedidos, condenando o Município de Joinville a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 6.000,00.

Além disso, determinou que o município também arcasse com os honorários advocatícios.

Apelação do Município de Joinville

Insatisfeito com a decisão, o Município de Joinville apresentou apelação.

Em sua argumentação, alegou que a inicial da ação não apresentava um pedido determinado, o que seria uma falha processual grave.

Também contestou a existência do dano moral e pediu que, caso a sentença fosse mantida, o valor da indenização fosse reduzido levando em consideração os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Município de Joinville condenado a pagar dano moral por cobrança indevida de IPTU

Analisando o recurso, o relator do caso afastou a alegação de que a inicial da ação era inepta, pois considerou que a petição inicial fornecia os elementos necessários para a compreensão do pedido e da causa de pedir.

Em relação ao mérito, o relator destacou que ficou comprovado que houve uma falha por parte do Município de Joinville ao emitir a cobrança indevida e prosseguir com a execução fiscal.

Portanto, concluiu que o município deveria ser responsabilizado pelos danos morais causados ao autor.

Fonte: TJSC, 5002586-93.2022.8.24.0038

IPTU: cobrança indevida e dano moral

Não é do agrado de ninguém ser cobrado por uma dívida inexistente, muito menos quando se trata de uma imaginária dívida tributária. No caso do IPTU, os Tribunais estão repletos de demandas onde resta pacífico ser devida a compensação por danos morais, sobretudo, pelo fato de alguns municípios também efetuarem o protesto em cartório gerando restrições no âmbito do direito do consumidor. Leia mais…

Cinco súmulas do STJ que tratam do IPTU

Para efeito de IPTU, é inconstitucional e ilegal a majoração do valor venal dos imóveis tributados via decreto do poder executivo. Não se confundem a atualização do valor monetário da base de cálculo com a majoração da própria base de cálculo do imposto. A atualização é autorizada e pode se dar… Leia mais

Leia também

+ Tire dúvidas sobre IPTU

+ Fique por dentro dos direitos e deveres dos condôminos

+ Eleição e obrigações do síndico do condomínio

Imagem de cookie_studio no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima