Município condenado por falta de manutenção de galeria de esgoto

Município deve pagar indenização por falta de manutenção de galeria subterrânea de esgoto. Moradores ingressaram com ação após surgir cratera dentro de casa revelando galeria de esgoto.

Município é condenado por falta de manutenção de galeria subterrânea de esgoto

Após condenação em 1º grau, obrigando o município de Florianópolis a indenizar despesas de reconstrução da área da casa onde surgiu o buraco, aluguéis e despesas relacionadas a eventuais mudanças da família, em sede de recurso por parte dos moradores, a 1ª Câmara de Direito Público do TJ, condenou o município a pagar também R$ 10 mil por danos morais.

No caso, o município de Florianópolis apresentou defesa alegando que a responsabilidade pelo dano seria da companhia de água e abastecimento, afirmando que os moradores sabiam da existência da galeria abaixo das residências, porém, conforme laudo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o curso de águas pluviais ajudou a galeria a exceder, o que suprimiu a área de aterro que existia embaixo da residência.

“Percebe-se que a ausência de fiscalização e de conservação da galeria pluvial foi a causa do desmoronamento parcial da edificação; não há dúvidas acerca da responsabilidade do município, o qual foi omisso, de forma culposa, ao deixar de promover a supervisão da rede de armazenamento…”

Acórdão apelação n. 0306557-64.2015.8.24.0064/SC

A razão do deferimento da indenização por danos morais foi o desabamento provocar susto e pânico, além de risco à saúde e à integridade física dos moradores.

Fonte: TJSC

Leia a seguir outras postagens envolvendo a responsabilidade de município por danos.

Município deve indenizar morador por inundação

Município deve indenizar morador por inundação. Morador de São Bento do Sul (SC) sofreu prejuízos com a inundação de seu imóvel em decorrência de transbordamento de córrego na vizinhança. A decisão é do Juizado Especial Cível da comarca de São Bento do Sul.

Saiba mais acessando o link.

SAMAE não prova origem de vazamento e é condenado

O Tribunal de Justiça reformou sentença da Comarca de São Francisco do Sul que julgou a ação improcedente. Para o TJSC, o SAMAE deveria ter provado que o aumento do consumo se deu em virtude de vazamento no interior do imóvel:

Saiba mais acessando o link.

IPTU: cobrança indevida e danos morais

Causa indignação no contribuinte ter seu nome enovelado em demanda judicial por conta de erro da administração tributária. Por si só provoca incômodos responder perante o Judiciário a uma execução fiscal, mais ainda quando é flagrante a cobrança indevida, como por exemplo, a de IPTU fora das hipóteses legais.

Saiba mais acessando o link.

Leia também

+ Quem mora de favor pode pedir usucapião?

+ Invadiram o meu terreno: o que fazer?

+ É possível a usucapião de automóvel ou de qualquer outro bem móvel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima