Hotel é condenado por uso de fotografias sem autorização

Hotel é condenado por uso de fotografias sem autorização. Hotel que utilizou duas obras fotográficas sem reconhecer a autoria para ilustrar publicidade de venda de pacotes de viagem é condenado ao pagamento de indenização por danos morais e materiais ao autor das imagens. A decisão é do 1º Juizado Especial Cível da comarca de Balneário Camboriú.

Por Emerson Souza Gomes

Hotel é condenado por uso de fotografias sem autorização

Conforme os autos, o autor, um fotógrafo, alegou que o réu violou seus direitos autorais ao utilizar fotografias sem o seu conhecimento em material publicitário.

Por sua vez, o réu sustentou que as obras não possuíam qualquer indicação de autoria e encontravam-se disponíveis em diversos sítios eletrônicos, motivos pelos quais já teriam alcançado o status de domínio público.

A sentença salientou que a falta de indicativos visíveis de autoria na imagem (como marca d’água, por exemplo) não exclui a proteção legal dos direitos autorais:

Do mesmo modo, o fato de se encontrarem disponíveis em sites de pesquisa na internet não autoriza classificá-las como obras de domínio público, até porque a legislação é expressa no sentido de ​que ‘a omissão do nome do autor, ou de coautor, na divulgação da obra não presume o anonimato ou a cessão de seus direitos’ (art. 52 da Lei 9.610/98)

Sentença, Juizado Especial Cível n. 5012634-16.2022.8.24.0005/SC

O hotel foi condenado ao pagamento da importância de R$ 4.350,29 em virtude dos danos materiais suportados, e de R$ 3 mil a título de danos morais – valores já atualizados.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TJSC

Leia também

+ Fotógrafa condenada em dano moral

+ O que fazer quando produto apresenta defeito mais de uma vez

+ Quanto tempo o nome do consumidor pode ficar no Serasa ou SPC?

Crédito da imagem em destaque Imagem de drobotdean no Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima