Então é Natal e Ano Novo também

Então é Natal e Ano Novo também…

Então é Natal e Ano Novo também

Uma câmera se aproxima lentamente da janela pesada de neve. Pela vidraça embaçada, dá para ver uma árvore de Natal e uma família. Esta é uma cena recorrente em qualquer filme de Natal e, a não ser pela neve, também em nossas casas…

Redenção

Natal é natividade e as crianças renovam a alegria das famílias. Antes éramos eu e você que aguardávamos entusiasmados pelo Natal para abrirmos presentes e tumultuarmos a sala correndo daqui-pra-lá-e-de-lá-pra-cá entre as pernas dos adultos. Agora é o filho, o sobrinho, o neto, um primo, enfim. Queremos o melhor para as crianças. Queremos educa-las para que acertem e também para que não errem como erramos. Educar não deixa de ser uma forma de redimir nossos erros…. E redenção tem muito a ver com o Natal…

Perdão

“Se lhe ofendi, não tive a intenção”. É difícil dizer qual a atitude mais altiva: reconhecer o erro ou deixar para trás a mágoa. A força do perdão é transformadora. – Emagrece a consciência, ensaboa corações. – Mas vamos deixar de lado explicações, justificativas. De boas intenções, o… “Peço desculpas por ter lhe ofendido” é o bastante. Vamos voltar a dar atenção devida a como como o “próximo” nos percebe. E todos nós precisamos de perdão… Se não precisássemos, não haveria sentido algum no Natal.

Coragem

Mas falei de mágoa, desta saudade do avesso. Só nos deixamos magoar por pessoas pelas quais temos alta estima. Pedir perdão requer coragem, sim, mas não tanta do que a de perdoar… Não da boca para fora…. Do Natal para dentro…

Harmonia

A música da bossa nova tem aquela coisa de meter uma nota musical dissonante no meio da harmonia. E é esta possibilidade que descobre a inteligência e a beleza do gênero. Ultimamente, temos tido muitas diferenças. Neste Natal, que nos esmeremos na construção da harmonia…. Que seja um Natal à lá Tom Jobim…. Que seja um Natal Bossa Nova!

Compaixão

Retornando à janela… Em meio à noite de Natal, que haja um momento em que cada um de nós se aproxime da janela para dar uma espiada lá fora. Veja, na frente de vitrines, há crianças com olhar de cachorros da Disney e os migrantes de Portinari dormem na esquina sem o cobertor do emprego. Muitos de nós não têm Natal… E um lugar no silêncio da nossa oração.

Então é Natal e Ano Novo também

Sorte o Ano Novo vir com o Natal… Ele é o melhor presente e a maior dádiva.

Feliz Natal…

…E Ano Novo também!

Artigo originalmente publicado no jornal Folha Babitonga

Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335
Emerson Souza Gomes, advogado especialista em direito empresarial, sócio da Gomes Advogados Associados, email emerson@gomesadvogadosassociados.com.br, fone (47) 3444-1335

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima