Novo sistema de registro de pescadores sairá até maio

Novo sistema de registro de pescadores sairá até maio…

Novo sistema de registro de pescadores sairá até maio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) publicou no Diário Oficial da União a Portaria n° 346 que aprova o Plano de Ação “Pescador Legal” e institui o Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais. O principal objetivo do comitê é o de construir e incorporar um novo cadastro dos pescadores profissionais artesanais no Registro Geral de Pesca, que deverá entrar em operação no próximo mês de maio.

O diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Márcio Cândido Alves, explica que está em desenvolvimento o novo sistema de registro, “que proporcionará o cruzamento de dados com os demais sistemas da União, como o da Receita Federal, o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o Sistema de Controle de Óbitos (SISOBINET), da DATAPREV, entre outros”.

O Plano de Ação prevê o recadastramento dos pescadores profissionais artesanais dentro do Sistema de Cadastro do Produtor Rural e demais Agentes (SICAN), hoje sediado na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que encontra-se em fase de adaptação. A ele estão incorporadas ferramentas de inteligência, que permitirão maior controle e fiscalização funcionando como filtros contra possíveis fraudes.

 “O sistema SICAN permitirá que auditemos e fiscalizemos todo o sistema. O verdadeiro pescador artesanal não tem com o que se preocupar, pois o novo sistema é a garantia de que ele receberá o seguro-defeso. Já o fraudador, será excluído e, ainda, responsabilizado perante à legislação vigente. Em breve, lançaremos campanha de divulgação sobre o assunto,” adiantou Márcio Cândido.

O sistema está ancorado em plataforma informatizada, que facilitará a vida dos pescadores, pois não precisarão mais se deslocar até as Superintendências Federais de Agricultura para se cadastrarem, fazendo-o diretamente via web e até por celular.

Fonte: Ministério da agricultura, pecuária e do abastecimento 

Leia também

+ Quem mora de favor pode pedir usucapião?

+ Invadiram o meu terreno: o que fazer?

+ É possível a usucapião de automóvel ou de qualquer outro bem móvel?

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA EXECUTIVA

PORTARIA Nº 346, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2017

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SECRETARIA EXECUTIVA

DOU de 09/02/2017 (nº 29, Seção 1, pág. 12)

O SECRETÁRIO-EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, SUBSTITUTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 52 do anexo I do Decreto nº 8.852, de 20 de setembro de 2016, resolve:

Art. 1º – Aprovar o Plano de Ação “Pescador Legal”, em anexo.

Art. 2º – Instituir o Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais (CRC-PA/MAPA) no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculado à Secretaria de Aquicultura e Pesca – SAP.

Parágrafo único – Ao Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais (CRC-PA/MAPA) compete assegurar a implementação do Plano de Ação “Pescador Legal”.

Art. 3º – O Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais será presidido pelo Secretário de Aquicultura e Pesca (SAP) e composto por um representante, e respectivo suplente, de cada uma das seguintes Unidades do MAPA:

I – do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Atividade Pesqueira – DRMC/SAP;

II – da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação – CGTI; e

III – da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

  • 1º – O representante do DRMC/SAP substituirá o presidente do Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais (CRCPA/MAPA) nas suas ausências.
  • 2º – Os representantes, titulares e suplentes, do CRCPA/MAPA serão indicados pelos titulares das respectivas Unidades, no prazo de 2 dias úteis após a publicação desta Portaria.

Art. 4º – O Diretor do Departamento de Registro, Monitoramento e Controle da Atividade Pesqueira – DRMC, indicará servidor para exercer as funções de apoio logístico ao CRCPA/MAPA.

Art. 5º – Poderão ser convidados a participar das reuniões do Comitê representantes de órgãos ou entidades públicas e privadas, em especial do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Art. 6º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA LOPES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima